Globo: Carnaval.PT

   Intitula-se Raízes do Carnaval: carros alegóricos são originários de Portugaluma reportagem da TV Globo que começa por apresentar o Carnaval em Torres Vedras, lamentavelmente com imagens que pouco mostram a verdadeira folia a que chegam os participantes nesta festa popular, apesar das temperaturas bastantes baixas que se fazem sentir nesta época do ano, em contraste com as altas temperaturas vividas no Carnaval do Verão brasileiro. Para quem não conhece, a seguir encontrará um vídeo da autoria da OesteTV, sobre o mesmo Carnaval. Dois pontos de vista distintos. Se eu fosse brasileiro não sentiria muita vontade de conhecer o Carnaval português, segundo a perspectiva da Globo.

TV Globo, 2010:


OesteTV:


   Mas, a minha observação vai para a alteração de cenário apresentada na peça jornalística, sobre o Carnaval em Torres Vedras, localizada na Região do Oeste, e a 50 Km de Lisboa (a capital já fica no Sul de Portugal) depois passam para a Região Norte do país, o Douro, sem se fazer qualquer menção da viagem que é preciso fazer para ir de um ao outro destes dois locais. Qualquer brasileiro que desconheça Portugal, e a maioria não conhece o país que deu nome à língua falada no Brasil, pensará, certamente, que Torres Vedras deva ficar no Douro, mas as duas regiões distam quase 300 km uma da outra. E, as imagens apresentadas dos Zés Pereiras de Castelo do Douro (no Norte), mostram também um Carnaval pouco folião, com pouca diversão em relação ao Carnaval brasileiro.

   Será este tipo de apresentações o resultado dalgum receio de que os desfiles de Carnaval em Portugal possam fazer concorrência às diversas celebrações realizadas por todo o Brasil!? Por certo isso não ocorrerá porque cada um tem o seu espaço e as suas diferenças.
   Conforme se diz na reportagem da Globo, "carros alegóricos são originários de Portugal", eu juro que não sei onde está a origem dessas figuras carnavalescas, pois não nos informa em que país terão surgido primeiro. Será que o portugueses não importaram os carros dos idolatrados Carnavais brasileiros!? Agora, isso pouco importa. É pena a falta de rigor na reportagem, o qual poderia ajudar os espectadores de ambos os países a obterem melhor informação! É pena, também, que dois povos que se poderiam conhecer melhor e aprenderem algo mutuamente continuem a viver de costas voltada um para o outro.

   Aqui por Portugal, nas notícias dos diversos telejornais nas várias estações de TV, o Carnaval brasileiro é mostrado em todo o seu esplendor. A tal ponto isso acontece que se tornou habitual convidar artistas brasileiros para protagonizarem os Reis dos desfiles em Portugal, e raros serem os corsos de Carnaval que não apresentem músicas brasileiras. Será que é uma piada de português dar-se assim tanta atenção ao Carnaval do Brasil e às figuras brasileiras?

   Darão os portugueses demasiada atenção a tudo o que vem do Brasil, em contraste com o desprezo com que muitos brasileiros olham para aquilo que tem origem em Portugal?
   Serão as reportagens brasileiras isentas, e não tendenciosas, com aquilo que é produzido em Portugal? Apresentarão o rigor que se deve exigir aos jornalistas?

   A seguir, do Norte até ao Sul, imagens de diversos Carnavais lusos que mais parecem brasileiros...
As cores do Brasil
no Carnaval da Mealhada:
Os actores brasileiros na Mealhada:



 

Carnaval em Portugal, de Norte a Sul, com ritmo brasileiro:

Ovar (Norte):

Mealhada (Centro):

Loulé (Sul):

Ilhas (Arq. Madeira):


   Como diz um amigo meu, professor brasileiro: "É necessário mais intercâmbio cultural entre os nossos dois países!"

E eu que respondo que nos aceitem (a nós portugueses), no Brasil, como nós já importamos a cultura brasileira para Portugal!

Poderá isto ser uma piada de português? Como eu já escrevi amar e gostar não se explicam, sentem-se, e os portugueses gostam dos brasileiros, mesmo quando estes gozam (debocham) com a cara deles!

João Hilário

P.S. - Já agora, meus patrícios, vamos ver se começamos a animar os Carnavais lusos com música e canções concebidas aqui neste rectângulo à beira-mar plantado, em vez de continuarmos a importar as animadas músicas brasileiras, mas também não vamos agora cair na morbidez de substituí-las por ritmos nostálgicos de inspiração lusitana! Pode ser?
Agradecido...