Comparações IDH

1 - Classificação de países por melhor IDH* 2011
2 - As cidades com melhor qualidade de vida 2012
3 - Tabela de corrupção mundial 2012
4 - Analfabetismo


1
   Com as imagens aqui apresentadas não pretendo demonstrar, falaciosamente, que em Portugal tudo é bom e no Brasil tudo é ruim. Em Portugal também há coisas muito más e no Brasil podem encontrar-se coisas muito boas. Mas, um povo, como o brasileiro, que aproveita todos os motivos para desdenhar de outro povo, o dos seus antepassados, como se eles fossem os bons e portugueses fossem os piores idiotas que existem no mundo, merece que algumas situações sejam comparadas.
Assim decidi ilustrar este texto com algumas imagens de
Portugal no séc. XX e do Brasil 
ainda no séc. XXI,
e a tabela de classificação do IDH no final.

   Mas, antes disso, aqui ficam as coisas boas para o Brasil:

   Os diversos ritmos musicais no Brasil deixam as pessoas bem mais alegres e com vontade de viverem a vida mesmo quando ela parece não ter encantos...
Quem não conhece a portuguesa mais brasileira
que divulgou a musicalidade brasileira pelo mundo!?



Monumento ao Fado, no Bairro da Mouraria, Lisboa
   Terrível: Portugal viu a sua música nacional, o Fado, elevado à categoria de Património Cultural (ou Imaterial) da Humanidade, eu, apesar de português, considero que este estilo musical deveria ser proibido por se tratar duma melodia demasiado deprimente (que me perdoem os portugueses amantes deste estilo musical,  mas é a minha sincera opinião).


   Passemos, agora, ao respeito pelos seres humanos e pelo ambiente.

Ecoponto - Recolha selectiva de lixo
   Portugal: recolha selectiva de lixo ao nível dos habitantes e centro de triagem e tratamento de lixos, respeito pelas condições de trabalho, higiene e saúde:

Centro de triagem de lixo reciclável

   Brasil: catadores de lixo separando o que é possível, esta gente merece ser tratada com respeito e consideração pelo trabalho que realiza, sem as condições a que qualquer ser humano tem direito e que, a alguns, lhes são negadas há décadas.



ETAR - Estação de Tratamentos de Águas Residuais


   
   Em Portugal, no meio de muita falta de respeito pelo ambiente, há o cuidado de se tratarem as águas dos esgotos antes de serem despejadas no mar:







   No Brasil, em muitas cidades modernizadas, e não apenas no interior pobre do país, podemos encontrar os famosos valões, autênticos esgotos a céu-aberto, focos de doenças e sinal de desrespeito pelos seres humanos (e eleitores).




   Em Portugal, até mesmo nas mais pequenas localidades os habitantes têm disponível o bombeamento de água para as suas residências através dos serviços públicos municipais.

   Já no Brasil, até mesmo em cidades desenvolvidas, os prédios necessitam de possuir recursos de bombeamento e armazenagem de água, colectivos ou individuais.



   Terminemos com a tabela de IDH
* Índice de Desenvolvimento Humano (2011)


A qualidade de vida em cada país não se mede apenas pela sua classificação entre as economias mundiais em maior expansão, mas sim por um conjunto de factores diversos.

(A classificação dum país ao nível económico serve apenas para sabermos quanto os mais ricos conseguem roubar e enriquecer nesse país, mas não para melhorarem a qualidade de vidas dos habitantes desses países).

Clique na imagem em baixo para aceder à tabela de 2011


Brasil: 84ª posição
Portugal: 41ª


Ficheiro:UN Human Development Report 2011.svg


Fonte: Wikipédia

2
As cidades com melhor qualidade de vida

Brasília ocupa a 102ª posição em qualidade de vida


04-12-2012

   1ª) Viena mantém a primeira posição como a cidade com a melhor qualidade de vida mundial, segundo a Pesquisa de Qualidade de Vida 2012 da Mercer. 2ª) Zurique e 3ª) Auckland, e 4ª) Munique, seguida de 5ª) Vancouver. 6ª) Düsseldorf caiu uma posição e atingiu o sexto lugar na classificação seguida por 7ª) Frankfurt, 8ª) Genebra, 9ª) Copenhaga e 10ª) Berna e Sidney.
44ª
Lisboa, Portugal

   Outras cidades europeias entre as 25 primeiras colocações são Amesterdão (12ª), Berlim (16ª), Hamburgo (17ª), Luxemburgo (19ª), Estocolmo (19ª), Bruxelas (22ª), Nuremberga (24ª) e Estugarda (27ª). Paris está na 29ª posição e é seguida por Helsinki (32ª), Oslo (32ª) e Londres (38ª). Dublin caiu nove posições na classificação em relação ao ano passado e chegou ao 35º lugar [...]. Lisboa caiu do 41º para o 44º lugar, seguida por Madrid (49º) e Roma (52º).

102ª
Brasília

   Entre as cidades brasileiras, Brasília ocupa a 102ª posição, enquanto Rio de Janeiro e São Paulo ocupam as posições 112ª e 115ª, respectivamente. [...]

Para continuar a ler... (clique aqui)

3
Tabela de corrupção mundial 2012


Portugal ocupa o 33º lugar no Índice de Percepção da Corrupção 2012 num ranking de 176 países analisados pela organização não governamental (ONG) Transparency International. [...]  Uma posição abaixo do registado no ano passado [...]. Numa escala de 0 a 100, que vai de «muito corrupto» a «muito limpo», Portugal tem uma pontuação de 63.

No contexto da União Europeia, Portugal surge em 15.º lugar, tendo abaixo apenas alguns países da Europa de Leste, Grécia, Itália e Malta.

Entre os países de língua portuguesa, Cabo Verde surge em 39º lugar, o Brasil na 69ª posição e São Tomé e Príncipe na 72ª. Já abaixo do meio da tabela, Timor-Leste está na 113ª posição, Moçambique na 123ª, a Guiné-Bissau na 150ª e Angola sete lugares abaixo, no 157º lugar do ranking, com 22 pontos.

   A imagem seguinte está também na edição brasileira Veja, curiosamente, no texto que se pode ler on-line nem sequer se faz menção à posição portuguesa, embora se mencionem vários outros países!
   
Quanto mais amarelo menor a corrupção
Brasil: 43/100 pontos - Portugal: 63/100
Quanto menor a pontuação maior a corrupção
Mapa mundial da corrupção 2012
Mapa-Link para Veja on-line

O mapa original bem como a tabela em baixo são da responsabilidade da
Transparency International
Portugal mais corrupto que Espanha e França

Portugal mais corrupto que Espanha e França
Fonte: Transparency International

Por que será que o Brasil se esquece tanto de Portugal em certas situações? No entanto Portugal não escapa das notícias brasileiras se for para ser mencionado de forma negativa! Por quê? Qual a vantagem?


              Jornal de Hoje | Brasil

              Transparency International

Deverão continuar a dizer: "parece piada de português"?



4 
Analfabetismo
analfabetismo

   Deveria ser preocupação de qualquer Governo ter algum cuidado com a educação, mas aquilo que assistimos no início do séc. XXI é que o desejo dos políticos é o de haver menos gente culta e instruída. Quanto menos pessoas houver com capacidade de lhes fazer frente e denunciar a sua falta de escrúpulos e os seus actos de corrupção melhor será para eles!
   Assim, para quê investir em novas escolas ou na recuperação das mais antigas? O melhor, mesmo, é que as crianças passem de ano sem saber ler, ou, então, que abandonem a escola. Para isso, será bom que se cortem nas verbas da educação e se reduzam professores.
   Na União Europeia, Portugal é o país mais atrasado na educação. É o estado-membro com maior percentagem de analfabetismo (isso é conveniente para os políticos, podem manipular melhor as populações). Portugal tem cerca de 500.000 habitantes que não sabem ler nem escrever, isso representa 5,2% da população. Antes era de 9%, e caiu para cerca de metade numa década, mas mesmo assim é uma taxa demasiado elevada.

   Em 10 anos, o analfabetismo no Brasil caiu só 4%. Hoje, há ainda 13,9 milhões de brasileiros analfabetos, que correspondem a 9,63% da população. Em 2000, o Censo do IBGE indicava um valor de 13,63%.

imagem-link


imagem-link

Fonte: Expresso.pt
             Globo Política
         Index-mundi